sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Assunto Sério BULIMIA

Olá Lindonas;) Vcs estão bem? Desejo que sim!!!
Por aqui tudo bem certinho..R.A+A.F..

Meninas,quero deixar claro que não apoio nem divulgo a Bulimia.
Desde que iniciei aqui no bloguinho conheci e estou conhecendo muita gente..
E claro que visitei muitas meninas que são adeptas a Bulimia,elas divulgam como se fosse uma dieta
até ensinam como faz e tal..gente fiquei horrorizada,chocada com relatos de meninas de 14 a 28 anos
Então, tem uma garota que me segue e pratica a tal Bulimia,ai tentei conversar com ela sobre saúde e o melhor caminho para emagrecer..enfim,ela não entendeu e acredito que ficou chateada comigo..
Fiquei muitos dias triste,são coisas horrivéis que ela posta,ela é Linda,jovem com uma otima saúde..mas com o que faz,sabe se lá até quando estará bem e saudavel:(
Meu coracão ficou partido,o que posso fazer??? ela não me ouve..
Sabe,sou Mãe..e fico imaginando a dor de ter uma filha nessa situacão:(
Por isso resolvi postar sobre esse assunto,não indiquei nomes,nem links de nenhum Blog,não expus ninguém aqui,apenas quero saber o que vcs acham disso???o que fazer para ajudar???

Sintomas do Distúrbio
A bulimia é um distúrbio alimentar, que é mais frequente em mulheres mais jovens,geralmente na fase da adolescência, quando estão mais susceptíveis às críticas dos amigos, namorados e até  familiares,se elas não conseguem seguir os padrões sociais considerados como padrão. Apresenta como principais sintomas o ato de comer excessivamente, e depois provocar o próprio vômito, na tentativa de se livrar do sentimento de culpa, por ter comido muito. É uma doença caracterizada pelo comportamento compulsivo em relação ao alimento, podendo até levar a pessoa a óbito.

Orientações Sobre a Doença

Uma cartilha elaborada pela NEDA (Associação Nacional de Distúrbios Alimentares), que é uma Organização localizada nos Estados Unidos, teve como principal objetivo, fornecer orientações sobre o distúrbio, e conselhos úteis para quem já tem, ou convive com alguma pessoa que já apresente a doença. Vale ressaltar que, o diagnóstico final, deve ser sempre feito por um profissional especializado na área, pois os indícios não significam que a pessoa apresente realmente, o problema em toda sua dimensão. Os especialistas é que devem esclarecer sobre as dúvidas, que porventura houver.

Indícios Apresentados que Merecem Atenção

Anorexia
Anorexia

Preocupação Excessiva com o Peso

Se for observado na pessoa, uma preocupação excessiva em perder peso, através de dietas, ou de controle rígido de comida, ou se grandes quantidades de alimentos desaparecem em pouco tempo, pode ser indicativo de que alguém está se alimentando, com esses produtos, ou ainda se forem encontradas muitas embalagens de comida vazias, pode indicar do mesmo modo, que a pessoa pode estar comendo compulsivamente.
Bulimia
Bulimia

Outros Indícios Preocupantes

Se for observado que a pessoa vai frequentemente ao banheiro, logo após as refeições, ou possui dentes com manchas e hálito de vomito,  ou se apresenta desconforto visível em comer na frente de terceiros, como amigos ou familiares, ou atitudes estranhas em relação à comida conhecidos como rituais, como evitar que determinado alimento toque sua boca.Se for encontrado embalagens vazias de laxantes ou diuréticos, no interior da casa, pode indicar comportamento purgatório.

Ingestão de Pouca Comida

Desânimo
Desânimo
Se a pessoa costuma comer muito pouco, nas refeições principais, ou ainda esconder alimentos em lugares da casa ou se usa com frequência pastilhas, chicletes de menta, que ajudam a disfarçar o hálito de vômito na boca, se usa roupas frouxas, para esconder o corpo,ou  dá uma pulada constante nas refeições, e ainda pratica  exercícios físicos de grande impacto,independente do cansaço ou alguma doença que apresente no momento,e  se forem observados calos nas mãos ou juntas dos dedos, isso pode demonstrar uma repetição da atitude de provocar o vômito, colocando os dedos na garganta. Nesse momento, a consulta com um psicoterapeuta é fundamental, para preservar a saúde física e mental do indivíduo.
                                                                                 Fonte http://saude.culturamix.com

12 comentários:

  1. Psicólogo. Muiiiita terapia e entendimento de vida. Que tudo não se resume apenas em aparência, beleza, enfim..
    Mas está cada vez mais difícil nessa sociedade.

    ResponderExcluir
  2. Fica dificil tu ajudar.
    Ainda mais a distância.
    Ela está em um mundo completamente diferente, a realidade dela é outra.
    Para isso melhorar só com ajuda de um profissional ou se por Deus, ela ter conciência e SE ajudar.
    Olha Angel, outra coisa que acontece com a gente e que não está muito longe da realidade da tua amiga é a compulsão.
    Quantas vezes não nos deparamos comendo sem fome?
    Quantas vezes comemos escondidas?
    Quantas vezes comemos sem parar?
    É um inferno esse descontrole
    Como o ato de comer não é ilegal, passa despercebido...
    A cada dia como um viciado a gente tem que se controlar.
    Um dia por vez como no AA.
    Infelizmente eu me enquadro nesse TIPO.
    Sou viciada em comida.
    Se descuido, me pego comendo, comendo, em um vício sem fim.
    DEPRIMENTE mas real.
    Beijinhos amiga

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga, já sofri de bulimia, e posso dizer que estou controlada, como se fosse uma droga, mas nao curada, pois nao existe cura...tenho crises de laxantes e colocar o dedo na garganta sim...agora GRAÇAS A DEUS..faz mais de 2 anos que não faço, mas acredite nao é facil...a cabeça da gente tem um poder fora do comum...é uma maquina que se nao soubermos lidar, nos destroi...mas é como as meninas e vc falou, muita psicologa..e amor proprio....beijuuu, legal vc falar sobre isso...com certeza tem muitas que nem sabemos que sao adeptas sim....

    ResponderExcluir
  4. Nossa essa doença é muito séria mesmo...temos que conbatê-la e tentar ajudar as pessoas que sofrem dela. Conheço uma com este problema e ela faz tão escondido que quase não percebemos...Espero que essa menina se cuide e melhore.

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Excelente post, querida, esclarecedor! Relamente o caminho pra melhora é a pessoa aceitar que está doente, n fique preocupada se a menina ficar chateada com vc, continue fazendo sua parte, falando a verdade e a incentivando a procuar ajuda! Bjs

    ResponderExcluir
  6. Muito bem amiga eu também tenho 2 seguidoras assim e ja conversei com elas.
    Elas não ficaram com raiva de mim, mais não deram a minima pro que eu escrevi.
    Eu tenho muito medo de ficar assim, por que as vezes me sinto mal comigo mesma mais não deixo de comer.

    Beijos amiga e eu AMEI sua materia.
    Parabéns por dividi-la com a gente

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?

    Navegando na internet descobri o seu site e o posto sobre bulimia. Realmente, creio eu, que seja um problema muito pior e muito mais sério do que a obesidade. Essas mulheres não sabem realmente que estão se matando ou, se sabem, estão cegas para mudarem de atitude.

    Que Deus possa mostrar o caminho para essas pessoas.

    Abração!!!

    ResponderExcluir
  8. realmente a bulimia é horrivel posso falar pois passo por isso vc come só com o intuito de por pra fora depois,beijo

    ResponderExcluir
  9. esse é um problema serio que só agora estão começando a querer resolver, mas mesmo assim, ainda tá fraco. vendo tanta modelo seca, apelo da midia, tanta gente que quer de todas as formas ser algo que não é... é triste! bjuss!!

    ResponderExcluir
  10. legal as informações, não sabia de algumas características que você citou. Infelizmente o anonimato da internet permite que as adeptas troquem esse tipo de infromação e comportamentos destrutivos, podemos tentar ajudar essas pessoas mas é provável que nem nos escutem mesmo e depois só vão dar razão quando estiverem sofrendo as consequencias do distúrbio.
    bjss

    ResponderExcluir
  11. Oi gente eu me chamo Geovanna eu tenho 11 anos já vou fazer 12 e preciso de muita ajuda por favor , eu tenho uma amiga que tem 12 anos e esse ano faz 13 ela sismo que tem Bulimia , não sei o que eu faço, nós somos melhores amigas e ela ultimamente vinha comendo só só só miojo, mas agora ela parou de vez ;S ela não come maais :( , eu falei pra ela comer ela disse não e não , entao eu falei come por alguem muito especial pra você , ela disse tabom , entao eu perguntei ela se ela comeu, ela disse que comeu um hamburgue, mas se olhou se achou gorda e boto o dedo na garganta e vomitou , o pior q ela vem fazendo isso , os mais nem liga , acabeid e falar com a mãe a mãe disse 'É frescura dela, dou umas porrada e melhora' , os familiares tao nem ai , e eu sei que ela precisa de ajuda :( tava lendo umas coisas sobre ( Anorexia nervosa , bulimia , disturbio alimentar ) e fiquei de boca aberta, gente o que eu faço pelo amor de Deus antes que fique pior, me ajudem pf

    ResponderExcluir

Obrigadinha Vc me deixa mais Magrinha ;)